5 dicas para abrir uma empresa de prestação de serviços
Criar um CNPJ não é um procedimento simples, mas pode dar a você a independência de ser seu próprio chefe. Trabalhar com uma empresa de serviços pode ser uma chance de alterar sua vida e adquirir independência. Neste artigo, discutiremos como criar uma empresa de serviços.
Atualmente, o trabalho oferecido por prestadores de serviço tem impactado positivamente o mercado e a economia do país. Especialmente para profissionais liberais ou autônomos, abrir empresa de prestação de serviços pode ser uma ótima solução.
Apesar dos desafios, abrir empresa de prestação de serviços é uma opção inteligente para inúmeros profissionais. Em 2022, o setor de serviços tem experimentado constante crescimento, o que é uma boa notícia para os empreendedores.
Prestador de serviços, não deixe de conferir também:
- Problemas fiscais: Quais são e como evitar – GTS
- Ir à falência: saiba como evitar! – GTS
- Simples Nacional com novo limite de faturamento? Entenda! – GTS
O crescimento do setor de serviços
O empreendedorismo é uma das chaves para a recuperação da economia do país, especialmente após períodos de crise. Ele contribui para que a nação reaqueça o mercado e a economia, gerando empregos e renda para milhares de famílias.
Entre os empreendimentos existentes no Brasil, existem dois segmentos: produtos e serviços. Ambos possuem importância para o cenário econômico do país, cada um na sua própria perspectiva.
O segmento de serviços foi um dos mais afetados durante o período de crise provocada pela pandemia de Covid-19. Entretanto, em recuperação, ele tem se mostrado como um dos pilares da economia brasileira.
Números do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam o crescimento do setor de serviços no Brasil. Somente no segundo trimestre de 2022 houve avanço de 1,3%, sendo que nos três primeiros meses do ano já havia crescido 1,1%.
Estão incluídos entre as empresas prestadoras de serviços:
- Serviços profissionais, administrativos e complementares;
- Transportes (aquaviário, terrestre e aéreo);
- Artes cênicas e espetáculos;
- Gestão de instalações esportivas;
- Alojamento e alimentação.
Além deles, há muitos outros como serviços de Tecnologia da Informação (TI), audiovisuais, agência de notícias entre outros. Quem tem habilidade em alguma destas áreas, ou em qualquer outra do segmento, pode abrir empresa de prestação de serviços.
5 dicas para você abrir empresa de prestação de serviços hoje mesmo
Abrir empresa de prestação de serviços pode não ser uma tarefa fácil se o profissional não tiver conhecimento dos trâmites. A burocracia de reunir toda a documentação, fazer a inscrição e ainda obter o número do CNPJ pode ser cansativa.
Sendo assim, preparamos aqui algumas sugestões para quem quer abrir empresa de prestação de serviços. Independentemente do ramo de atuação, as dicas são válidas para empresas de qualquer tipo de atividade. Anote:
- Resolva a parte burocrática;
- Faça o registro de marca;
- Invista em marketing;
- Tenha um endereço virtual e redes sociais;
- Contrate uma assessoria contábil.
Vamos analisar cada um destes pontos com maior cuidado.
Resolva a parte burocrática
Sem estar em dia com toda a burocracia é impossível iniciar as atividades da empresa. É fundamental que o gestor:
- Elabore o contrato social;
- Escolha o regime tributário que deseja;
- Registre a empresa na Junta Comercial;
- Obtenha o CNPJ.
Faça o registro de marca
Registrar a sua marca é uma tarefa importante e que pode te proteger no futuro. Uma boa ideia e bons serviços devem ter a salvaguarda de que não serão copiados pela concorrência posteriormente.
Invista em marketing
O marketing é a melhor forma de mostrar sua marca ao público e convencê-lo das suas habilidades. Tanto com campanhas físicas quanto digitais, estratégias de marketing são fundamentais para o sucesso do negócio.
Tenha um endereço virtual e redes sociais
Independentemente do ramo, atualmente é imprescindível contar com um endereço virtual e um portfólio online. Além disso, abasteça e alimente as redes sociais com informações pertinentes para o seu público.
Contrate uma assessoria contábil
Se tudo isso parecer difícil ou custoso demais, não hesite em contratar uma assessoria contábil especializada. A segurança e a transparência são o primeiro degrau para você abrir empresa de prestação de serviços.
E é isso o que a GTS Contabilidade oferece a todos os parceiros. O nosso atendimento analítico garante melhores resultados empresariais para o seu negócio.
Entre em contato com o nosso time de especialistas em Contabilidade para Prestadores de Serviços e saiba como abrir empresa de prestação de serviços hoje mesmo.
CLIQUE PARA ABRIR COM EFETIVIDADE A SUA EMPRESA DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS