Contrato de prestação de serviços: a melhor forma de formalizar sua empresa

Fale com um especialista agora gratuitamente!

Não te mandaremos spam!

Nesse artigo você vai ver:
Entenda A Importania De Um Contrato De Prestacao De Servicos Para Sua Empresa Blog - GTS

3 motivos para fazer um contrato de prestação de serviços

Um contrato de prestação de serviços é a única forma de manter a segurança para ambos os lados e fazer uma negociação bem-sucedida

O contrato de prestação de serviços é um meio jurídico para formalizar comum acordo de ordem jurídica e financeira para a aquisição e concessão de um determinado serviço a favor da parte contratante.

Esse tipo de contrato é de grande importância para confirmar todas as condições como prazos, valores, datas de pagamentos e regras a serem obedecidas pelo contratante e contratado.

Trata-se de um método de formalização de parcerias que visa registrar todas as informações a fim de manter a garantia e a segurança do processo de contratação e de prestação de cada tipo de serviço, seja para ambiente doméstico ou corporativo.

Infelizmente, ainda há prestadores de serviços que não costumam fechar contratos e se expõem à ilegalidade ou a inconformidades da atuação da tarefa.

Segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o Brasil possui mais de 40% de trabalhadores atuando na informalidade, percentual correspondente a cerca de 38 milhões de pessoas, considerando dados de 2019.

A formalização dessas pessoas em suas atividades profissionais pode ser alcançada por meio de contrato fechado como pessoa física e até mesmo na possibilidade de os informais aderirem ao MEI (Microempreendedor Individual) para formalizar e ter acesso a todas as contribuições de tributos resumidos e mais acessíveis para o profissional.

O que é contrato de prestação de serviços?

Esse documento é referente a um tipo de acordo estudado, elaborado e concluído entre a empresa contratante e o prestador de serviços.

Ele ajuda a explicar todas as condições e regras para a aquisição dos serviços e o processo de realização de cada tipo de serviço.

O documento ajuda na confirmação de obrigações a serem obedecidas por ambas as partes em todo o processo de contratação, acordo e remuneração.

Segundo os advogados da área administrativa, é de suma importância enxergar esse tipo de documento como um instrumento que declara todas as responsabilidades de cada parte, principalmente da parte do contratado a estabelecer direitos e obrigações.

Se você se interessou por este artigo, confira este também:

Importância de ter um contrato de prestação de serviços

Devemos reconhecer os três principais motivos que justificam o fechamento de contrato de prestação de serviço.

 1. Segurança

Trata-se de um documento que consegue assegurar que a prestação de serviços será realizada obedecendo às regras e mantendo o pagamento dos valores em comum acordo entre as partes.

 2. Legalização

O prestador de serviços tem a oportunidade de formalizar a prestação de seus serviços por meio de um documento assinado por ambas as partes dentro da legalidade.

 3. Garantia de pagamento

Através do contrato, o prestador de serviços tem o pagamento de seus serviços garantidos no processo de realização do serviço ou em data determinada no documento.

Por outro lado, o contratado garante que o serviço será realizado considerando todas as condições e valores.

Como criar seu contrato de prestação de serviços

Ao saber como funciona esse tipo de contrato, devemos lembrar que o documento formaliza a relação de trabalho determinada pela Lei 13.429/17, e o documento é reconhecido por lei considerando dados e implementações específicas.

Esse tipo de contrato está previsto no artigo 594 do Código Civil, sendo aplicável na realização de diferentes tipos de atividades braçal, manual e intelectual, abrangendo afazeres com domínio de tecnologia avançada ou digital.

O documento assegura todas as obrigações e direitos por ambas as partes, bastando considerar as cláusulas e normas acertadas.

Principais informações

Em seu conteúdo, ao considerar Lei 13.429/17 no artigo nono, é fundamental que, no conteúdo textual do contrato, tenhamos informações que orientem a qualificação das partes, o motivo que justifica a contratação da prestação de trabalho temporário, prazo para a realização do serviço e declaração das regras sobre segurança e saúde do trabalhador.

​Quem deve redigir o contrato?

Geralmente, o contrato deve ser redigido pelo contratante, podendo ser pessoa jurídica (independente do porte da empresa) ou pessoa física. 

Mas, normalmente, esse tipo de contrato é redigido por empresas, sendo o documento aprovado e apresentado para o contratado ler, aprovar e assinar em comum acordo.

Empresas x empresas (B2B)

Devemos lembrar que o contrato de prestação de serviços pode também ser redigido e assinado entre suas empresas ou duas pessoas jurídicas, independentemente do porte e do regime tributário de cada uma.

Além de enxergarmos o profissional autônomo, devemos enxergar o contratado na pessoa de MEI (Microempreendedor Individual), Microempresa e outras categorias de enquadramento.

Parcerias

O principal foco de firmar esse tipo de contrato é reforçar as parcerias de trabalho e de realização de serviços na condição segura e jurídica aplicável para o contratado e contratante, podendo criar melhores ambientes para atração de novos parceiros de trabalho.

​Atividades

Desde o início do artigo, indicamos esse documento para documentar atividades a serem realizadas em ambiente domiciliar ou corporativo, podendo ser atividades de reforma ou construção, atividades administrativas, desenvolvimento de conteúdo, publicidade e marketing, tradução, entre outras atividades que possam ser contratadas dessa forma.

Tenha uma contabilidade especialista em prestadores de serviço ao seu lado!

Tenha uma empresa especialista ao seu lado

Podemos perceber que o contrato de prestação de serviços é de suma importância tanto para contratante quanto para o contratado. 

É importante considerar todas as condições de trabalho, a qualidade esperada e os valores envolvidos na aquisição e pagamento de determinado tipo de serviço.

O documento formaliza esse tipo de relação de trabalho e mantém segura o processo de prestação dos serviços para a parte atendida e beneficiada.

Para resolver essa questão de uma vez por todas, conte com a gente, uma empresa de contabilidade com anos de experiência e que pode te auxiliar da melhor forma.

Fale com alguém da nossa equipe agora mesmo; para isso, basta clicar no link abaixo, informar os seus dados, clicar em “Enviar” — e, em poucas horas, um de nossos especialistas entrará em contato!

Ou, caso prefira, clique no ícone do WhatsApp, no canto da tela, e fale com nossa equipe agora mesmo!

Resolva agora mesmo seu contrato de prestação de serviços

5/5 - (1 voto)
Summary
Contrato de prestação de serviços: a melhor forma de formalizar sua empresa
Article Name
Contrato de prestação de serviços: a melhor forma de formalizar sua empresa
Description
3 motivos para fazer um contrato de prestação de serviços. Para saber mais do assunto, leia já o artigo que preparamos até o final!
Author
Publisher Name
GTS Contabilidade
Publisher Logo

Categorias

Categorias

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Cta Post.png - GTS

Deixe um comentário

Veja também

Posts Relacionados

Recomendado só para você
Para que as empresas cumpram com suas obrigações tributárias e…
Cresta Posts Box by CP